Etapas:
- Escolher o Organismo(s):Nessa etapa, o organismo a ser estudado deve ser escolhido.Esta etapa pode vir antes ou depois da etapa ‘Escolher Comportamento’ , mas sempre deve se ter uma noção das características do organismo que será estudado.Por exemplo, o ser humano normalmente precisa de um instrumento ou máquina para ter o comportamento de voar, portanto seria um tanto quanto inútil escolher este comportamento(voar sem instrumento específico para tal) para ser analisado, no caso do homem.
- Escolher Comportamento(s): Essa etapa visa escolher o comportamento a ser analisado.Ela pode ser precedida de uma observação do comportamento, para escolher comportamentos específicos que o organismo adota ou comportamentos que ele deveria adotar e não adota, mas também pode ser feita sem essa observação.No caso de se fazer uma análise funcional de estudantes, um professor, pode por exemplo, escolher o comportamento de estudar.
- Observar o ambiente e comportamento: Esta etapa consiste em observar o que ocorre, antes, durante e depois das ocorrências do comportamento escolhido.Também é importante observar situações em que não ocorrem o comportamento escolhido e onde se localizam os eventos ambientais em relação ao organismo.Certos eventos, que não entram diretamente em contato com o organismo não fazem parte da análise pois não podem influenciar diretamente o comportamento dele.Por exemplo, no ataque as torres gêmeas, os noticiários podem ter influenciado quem os viu, mas a queda das torres gêmeas só influenciou diretamente que estava presente na cena do acontecimento.
- Análise das variáveis:Após observação e registro da ocorrência, busque verificar as relações espaço-temporais entre as variáveis ambientais e as variáveis comportamentais, ou seja entre os eventos ambientais e suas característica e o comportamento e suas características.Por exemplo, ao observar o comportamento de dançar numa boate, posso observar que durante uma música de ritmo mais lento, as pessoas tendem a mexer menos os braços e pernas durante a dança.Talvez algumas podem até dançar menos.É importante avaliar também a probabilidade de ocorrência do comportamento, e com quais características é mais provável e/ou freqüente a ocorrência do comportamento escolhido.Lembrando que o comportamento altamente freqüente, não é necessariamente o mais provável.Por exemplo, supersticioso de alguém comprar um amuleto de sorte pode ser pouco freqüente, mas pode ser altamente provável.(Compra-se uma vez só e espera para comprar outro amuleto, quando perder o antigo)
Texto excelente, Pedro!!
ResponderExcluirContinue postanto
Obrigado pelo Reforço!!!
ResponderExcluirgostei muito tb, esse texto está me auxiliando muito
ResponderExcluirobrigada :D