Google Translator

sábado, 6 de agosto de 2011

O que é isto, Terminologia?

Terminologia é o campo do conhecimento que estuda a linguagem específica de um campo de conhecimento. Desta forma podemos fazer uma terminologia de ciências como a Física, Química, Psicologia, também de áreas tecnológicas como a Engenharia Eletrônica, Civil etc, Economia ou Pedagogia. Sua unidade elementar é o termo, que é associado a um conceito. Dependendo da perspectiva, sendo a da Teoria Geral da Terminologia ou outra, como a Teoria da Comunicação Terminológica, pode ser adotada a perspectiva de que o conceito está atrelado inevitavelmente ao termo ou que termo e conceito são elementos independentes. Termo se refere ao registro escrito ou fonético e conceito à idéia que se formula sobre um objeto.

O processo de investigação costuma se iniciar pelo conceito ao termo e é por isso chamado de onomasiológico. Com isto quer dizer que a investigação começa pelo entendimento pelos conceitos que se formam sobre um objeto de estudo de um determinado conhecimento. Ao se formar este conceito e eliminar as dúvidas a respeito dele, segue-se, então, pensando na melhor forma de significá-lo, ou seja, de registrá-lo. Em oposição a esse método de investigação se opõe ao semasiológico, que segue do registro ao significado das palavras ou vocábulos, e é o método lexiológico por excelência.

Faz-se a distinção também entre a Terminologia e Terminografia, embora por vezes se considere este último um apêndice do primeiro. A terminologia, neste sentido, trataria da Ciência Pura, aquela que lida não com a resolução de problemas específicos do cotidiano, mas a de problemas gerais da terminologia. Já a terminografia tem uma posição de ciência aplicada, tecnologia e é voltada por vezes ao planejamento lingüístico ou para cunhar termos e sistemas lingüísticos que sirvam a determinados propósitos. Exemplo disso é a atividade de alguns órgãos internacionais de normas técnicas.

Por que a terminologia é importante para o desenvolvimento de uma área da ciência? A linguagem utilizada na ciência precisa ser constantemente trabalhada para evitar equívocos, facilitar o aprendizado dos conceitos, facilitar a comunicabilidade destes conceitos, facilitar o raciocínio dentro desta linguagem, expressar uma abrangência maior de fenômenos (possibilitando assim a elaboração de teorias mais abrangentes) etc. Qualquer vantagem destas explicitadas anteriormente já seria uma boa razão para estudar e desenvolver a terminologia de qualquer ciência, então por que este parece ser um assunto tão pouco conhecido e estudado pela Psicologia brasileira? Mesmo no âmbito internacional ainda não se formaram muitos grupos dedicados a estudar essa área tão pouco estudada. Talvez a falta de estudos seja uma das grandes razões da psicologia ser um grande aglomerado de linhas incomunicáveis entre si (em alguns dos casos por opção própria), e que não entendem exatamente a importância de se averiguar se os conceitos são os mesmos adotados por outras linhas e em que casos poderiam diferir.Usualmente se adota uma visão preconceituosa do tipo “Cada linha fala de coisas completamente diferentes” ou “Todas as linhas falam exatamente as mesmas coisas” justamente por falta desses estudos.

Para saber mais:

Terminologia pela Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Terminologia

Artigo –Terminologia: conceitos e aplicações http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a9.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...