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quarta-feira, 25 de abril de 2012

[Arte Comportamental] SkinnerBox



Estava olhando o grupo análise do comportamento no facebook e encontrei uma postagem sobre este espetáculo de dança baseado na caixa de Skinner.Resolvi então arriscar uma interpretação sobre o pouco que é mostrado nesse vídeo em relação a questões comportamentais.De início, não consegui entender o buscava-se representar nas cenas da apresentação, mas conforme fui revendo encontrei alguns pontos interessantes.Um deles é o uso constante de barras na apresentação para representar as barras da caixa de skinner. De [0:07-0:25] a entrada da dançarina com o cachorro no palco representa o condicionamento feito com animais ou o condicionamento clássico que tem como símbolo o experimento do cão de Pavlov. Em [0:26-0:44], o homem segura uma mulher toda de branco, que se debate ao ser segurada sugerindo o momento em que o rato é pego para ser colocado na caixa de Skinner. É interessante notar,que ao ser colocada no chão, a dançarina enfatiza os primeiros passos como se estivesse sendo colocada em outro lugar.

De [1:03-2:15] os amplos e aleatórios movimentos dos dançarinos sugere a representação da variabilidade comportamental.Já em [1:49-1:52], me parece a representação dos efeitos das contingências sobre o comportamento da dançarina e em [1:53-2:03] o encadeamento comportamental.Esse encadeamento aparece nesse mesmo contexto em que as contingências agem, pois dois comportamentos diferentes acabam servindo um de contingência para o outro no encadeamento comportamental.No [2:17-2:35] apresenta-se o fenômeno da imitação.Em [3:50-4:02] aparece mais explicitamente um elemento que permeia boa parte do espetáculo que é a idéia da barra, da caixa de Skinner, como fenomeno de contingência.A barra em si é uma contingência, mas ela representa também o reforço, uma das contingências que sustenta o comportamento.Da mesma forma, corpos são sustentados por barras, e nesse momento diversas barras conseguem sustentar um corpo.

Em[5:07-5:15] som é representa experimentos que envolvem condicionamento sonoro. No [5:22-6:08] sugere a ação da modelagem por outras pessoas.De início uma bailarina, vestida como a outra,  modela o comportamento da outra. Em seguida, a outra acaba modelando o comportamento da primeira bailarina, mostrando que a modelagem não é uma via de mão única.Até um momento em que elas começam a se assemelhar e a aprender por imitação.No[7:15-7:25] um bailarino cai no chão, representando a extinção do comportamento.Em seguida tenta se levantar, e é suprimido por meio da punição(o outro bailarino o empurra ao chão).Quando tenta se levantar de novo, o outro bailarino, representando a punição, empurra-o novamente.Nesse processo, observa-se que com a retirada da punição, o comportamento tende a retornar.No final do vídeo aparece a caixa de Skinner no centro do espetáculo.

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