Google Translator

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O que é isto , o comportamento?

Primeiras explorações :

Começo esse texto esclarecendo que ele não tem o intuito de definir o que é o comportamento. Também não tento fazer uma Taxonomia do comportamento ou de outras noções que são estudadas pela Análise do Comportamento, apenas busco uma exploração inicial dos diferentes sentidos que a palavra “comportamento” pode ter.
A enciclopédia Larousse coloca comportamento da seguinte forma:

“1.Maneira de se comportar ou de se conduzir.-2.conjunto de ações de um indivíduo, observáveis objetivamente.(A psicologia experimental distingue os comportamentos nos quais a resposta do sujeito decorre de um estímulo, daqueles em que não se distingue um estímulo específico.) * Ling. Comportamento verbal, a atividade do falante que emite e entende os enunciados lingüísticos. – Psicol. Maneira de ser, de agir ou de reagir de seres humanos, de animais, de um grupo; atitude, conduta: um comportamento estranho”

    Nesse pequeno trecho já se identifica pelo menos quatro  sentidos gerais explicitados pelos seguintes trechos:
   
“Maneira de se comportar ou de se conduzir”
 “conjunto de ações de um indivíduo, observáveis objetivamente”
 “Maneira de ser, de agir ou de reagir de seres humanos, de animais, de um grupo;”
 “atitude, conduta”
   
    Além desses sentidos, ainda existem sentidos empregados por outras áreas do conhecimento, como as diversas engenharias que falam do comportamento de certos materiais, estruturas e de outros fenômenos, os usados por filósofos, que pensam sobre o que é comportar; os usados por grupos religiosos para se referir a bons e maus comportamentos; E os sentidos utilizados pelo senso comum que pode englobar uma mistura dos sentidos anteriormente citados.
    Toda esta multiplicidade de sentidos indica por um lado uma certa confusão que o termo comportamento pode causar ao ser usado, mas também a importância que o termo adquiriu ao ser usado em diversos contextos e com diversos sentidos, específicos a esses contextos. Parte desta importância é justificada pelo próprio desenvolvimento do behaviorismo e da análise do comportamento que até hoje rende ótimos frutos para a sociedade com contribuições teóricas e atuações no campo da terapia, pesquisa, psicologia organizacional, saúde, psicologia social, processos políticos, filosofia e outras ciências. Mesmo abordagens e visões que não concordam com todos os pontos do Behavioriorismo, acabam por ter que se construir a partir de uma distinção desta abordagem de mundo e ,nesse sentido , dependem da existência do mesmo, como é o caso da psicologia cognitiva.
    Além desses sentidos, é necessário fazer uma distinção entre os sentidos empregados pelos psicólogos de diversas linhas, inclusive os psicólogos comportamentais ou como são usualmente denominados, Analistas do comportamento, mas essa discussão fica para outro momento...

Fontes:
Grande Enciclopédia Larousse Cultural, ed Nova Cultura. 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...