Google Translator

sábado, 24 de setembro de 2011

Semelhanças e diferenças entre psicologia Ambiental e Análise do comportamento:

Os diferentes comportamentos
em diversos ambientes
A Psicologia Ambiental é estudada de duas formas. Uma é a partir da relação entre comportamento-ambiente, outra a partir da relação ambiente-comportamento, ou seja, buscando entender como o comportamento afeta o ambiente ou como o ambiente afeta o comportamento. Embora essas duas perspectivas sejam  estudadas separadamente, elas podem ser entendidas como complementares.A análise do comportamento se relaciona intimamente com a psicologia ambiental, pois busca, também, entender da interação organismo-ambiente nos dois sentidos.

Então, a psicologia ambiental se confunde com a análise do comportamento? Não necessariamente, pois o objeto estudado pela psicologia ambiental é vista, por alguns psicólogos, como uma das áreas da psicologia, enquanto, para a análise do comportamento o ambiente é fundamental para a explicação do comportamento. Ambiente, na análise do comportamento, assume também um significado diferenciado, enquanto nela é possível incluir eventos privados, na psicologia ambiental o ambiente assume o significado do senso comum, sendo considerado aquilo que é externo ao organismo. Algo importante a ser  percebido é que como a psicologia ambiental não é considerada como uma linha da psicologia (tal como é considerada a análise do comportamento), a psicologia ambiental pode ser ou não estudada por um analista do comportamento.

Como o estudo da psicologia ambiental pode contribuir para a análise do comportamento? A psicologia ambiental cunhou alguns termos próprios que podem servir para  aprofundar a análise do comportamento.Um deles é o conceito de affordances apresentado por Gibson (Gibson, J. J. (1977). The theory of affordances. In R. Shaw & J. Bransford (Eds.), Perceiving, acting, and knowing. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.). Affordances são propriedades estimuladoras do ambiente que levam as pessoas a apresentar respostas efetivas.Nessa perspectiva, pode se pensar nessas propriedades como fundamentais para estudar a capacidade de alguém na solução de problemas dentro da perspectiva comportamental.

Steele(1980) em "Defining and developing environmental competence."  elabora a noção de competências ambientais, que tratariam da capacidade de interagir com o ambiente a fim de encontrar soluções ambientais. Segundo Corral-Verdugo(2002) em "A structural model of pro-environmental competency"  Affordances ou requisições, tais como escassez de recursos, conveniência de comportamento, valores e normas ambientais, são elementos que desenvolve a competência ambiental, competencia para lidar com o ambiente.

Todos esses conceitos se referem a relações entre ambiente e comportamento de tal forma que podem ser facilmente incorporados a análise de contingências e que podem estar sendo utilizados de forma intuitiva por alguns behavioristas. Apesar desse uso intuitivo, uma explicitação é sempre útil de maneira que esses aspectos possam ser debatidos, aprimorados ou eliminados conforme as necessidades de quem utiliza a teoria.

Para saber mais:

Psicologia Ambiental: objeto, "realidades" sócio-físicas e visões culturais de interações ambiente-comportamento - http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-51772005000100009&lng=en&nrm=iso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...