Google Translator

sábado, 21 de maio de 2011

O que é isto, Produção Agregada

Produção agregada do levantamento da pedra
   
    Trataremos nesse texto sobre o conceito de Produção Agregada. Produção agregada trata-se do processo em que pelo menos duas pessoas se comportam produzindo consequências determinadas.Essas consequencias se chamam Produto Agregado.Alguns exemplos de produção agregada podem ser encontrados no dia a dia, quando funcionários de uma fábrica produzem e fornecem produtos, como carros, eletrodomésticos ou computadores aos seus clientes.Nesse caso o produto agregado é o fornecimento dos carros, computadores e eletrodomésticos e o recebimento do dinheiro pela empresa.A seguir se encontra um esquema geral dos tipos de produção agregada:

Representação esquemática de cinco tipos de produções agregadas. Cada conjunto de círculo-quadrado-círculo representa uma contingência tríplice (antecedentes-resposta-consequências) de um indivíduo específico; as setas pequenas indicam que a resposta de um indivíduo gera estímulos que afetam o comportamento de outro indivíduo, isto é, que as contingências são entrelaçadas.
    Nem sempre o produto agregado envolve um comportamento social.Exemplos desse tipo são quando pessoas jogam lixo na rua.Jogar lixo na rua não se define como uma comportamento social, pois ele não precisa de alguém reforçando o comportamento de jogar o lixo na rua, necessariamente.Assim, o acúmulo de lixo, enxentes e disseminação de doenças são alguns produtos agregados envolvidos nesse caso.
    A produção agregada não se caracteriza por ser um conjunto de comportamentos que, necessariamente, são afetados ou controlados pelo produto agregado que produzem.Assim, como no exemplo de jogar lixo na rua, nem sempre o acúmulo de lixo na rua é suficiente para que o cidadão deixe de jogar o lixo ou jogue menos lixo.
   Além disso, os produtos agregados podem afetar os comportamentos das pessoas que os produziram, com a mediação de outros comportamentos ou não. No caso do exemplo da fábrica, o dinheiro recebido pela empresa, é repassado para os funcionários da mesma, através dos comportamentos de funcionários da administração e chefes responsáveis por determinar quanto cada empregado irá receber.Além disso, podem haver gratificações monetárias ou premiações promovidas pela empresa em reconhecimento ao trabalho de alguns de seus membros, estas premiações tem a intenção de servir como reforçador para o bom trabalho do funcionário e como estímulo discriminativo para que outros o imitem, trabalhando bem, para conseguir a premiação no futuro.No caso em que os comportamentos são afetados pelo produto agregado sem a mediação do comportamento de outras pessoas, então o produto agregado coincide com as conseqüências comportamentais.
  A produção agregada podem envolver contingências entrelaçadas ou não.Contingências entrelaçadas são comportamentos de indivíduos diferentes que dependem entre si para ocorrer.Retomando o caso da empresa, comportamentos de pessoas que montam carros dependem do comportamento de pessoas que montam partes menores ou que produzem as peças de metal a serem montadas e o comportamento de transportar o carro, depende da montagem final do mesmo.

    A importância da Produção Agregada:


Para Saber mais:

Sampaio, A.; Pie Abib Andery, M.. Comportamento Social, Produção Agregada e Prática Cultural: Uma Análise Comportamental de Fenômenos Sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, América do Norte, 2611 05 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...