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sábado, 17 de setembro de 2011

Marketing e Análise do Comportamento


Marketing pode ser entendido como uma ciência aplicada que estuda os processos que levam ao consumo de determinado produto e serviços, sendo assim, o estudo sobre o comportamento do consumidor é central para essa ciência.A análise do comportamento, então, aparece como disciplina principal para se entender o comportamento de consumir.

Como a análise do comportamento pode contribuir para se entender o comportamento do consumidor? Analizando características de grupos sociais e de indivíduos de determinados mercados consumidores, pode-se chegar ao entendimento do que o esses indivíduos ou grupos demandam, o que eles querem e/ou necessitam, e o que se pode oferecer dadas as capacidades das pessoas e grupos que ofertam e de pessoas e grupos que afetam essa relação entre ofertante e clientes.

Os próprios mercados consumidores podem ser entendidos como populações de indivíduos e grupos que podem comprar seu produto ou serviço. Existem, então, dois eixos para análise dos consumidores.Um vai  enfocar  metacontingências, entrelaçamento de contingências e produção agregada, ou seja, na análise do comportamento de grupos sociais como um todo.Outro vai enfocar contingências simples, nos indivíduos e, também nos comportamentos sociais e práticas culturais,  abordando o aspecto psicológico do consumo.Pode parecer um tanto estranho dizer que comportamentos sociais e práticas culturais são apenas psicológicos, mas como os comportamentos sociais e práticas culturais não são o comportamento de grupos inteiros, então podemos fazer uma distinção entre comportamentos de grupos e comportamentos individuais influenciado por outras pessoas ou grupos.

Uma série de variáveis comuns que afetam o consumo de indivíduos são as propagandas pelas mídias de massa (televisão, rádio, Internet etc), o contato com outra pessoa que expressa sua opinião sobre o produto, o próprio consumo do produto ou consumo de outros produtos similares ou não, o contato com informações indiretamente relacionadas com o produto, como os males que determinadas substancias químicas( do qual o produto pode ser composto) tem sobre o corpo humano etc.  Esses diversos estímulos são organizados por profissionais do marketing em estímulos principais, usualmente denominados 4 'P's:Preço, praça, produto e promoção.O primeiro se refere as mudanças no preço do produto, o custo que o consumidor tem para obter o produto.Praça se refere a facilidade com que se tem acesso ao produto, se ele pode ser obtido pela Internet, se existem lojas que comercializam aquele produto na cidade do consumidor etc.Produto se refere a características do produto(o serviço pode ser pensado como um produto efêmero), como durabilidade, o quanto ele supre as demandas do cliente, o quanto ele pode produzir novas demandas etc. E por fim, promoção se refere a todo aparato publicitário que se pode realizar em relação a um produto.

O marketing não é usado apenas para produtos concretos ou serviços, também é usado para política, entendendo o voto como um algo que o eleitor usa para "comprar" o serviço do eleito.Claro que isso é uma simplificação, mas dá para entender que com algumas mudanças, o marketing pode servir para entender também como funciona as relações de troca entre grupos sociais e indivíduos ou outros grupos sociais.
Slogan da campanha de Obama,
Presidente dos EUA.

Para saber mais:

Artigo: 

Revista Eletrônica de Administração - FAZENDO UMA REVISÃO NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Os 4 Ps do Marketing

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