Google Translator

sábado, 4 de junho de 2011

O que é isto, Prática cultural?

Novas gerações aprendem
práticas culturais de gerações anteriores
    Nesse texto tratarei do que são práticas culturais.Práticas culturais abrangem o nível cultural de seleção por conseqüências estudado pela análise do comportamento e comportamentos que sejam fenômenos culturais no geral.O estudo das práticas culturais envolvem dois aspectos principais:
  1. Repetição e manutenção de comportamentos mesmo havendo a substituição de participantes, seja por uma condição puramente biológica, quando uma pessoa deixa de dançar numa festa por ter quebrado perdido o movimento das pernas, ou por uma questão social, quando alguém deixa de participar de participar de eventos de caráter socialista por desacreditar da ideologia ou ainda por morte. 
  2. A transmissão dos modos de agir, que podem ocorrer pelo ensino, como aqueles que ocorrem em escolas, ensinando-nos a usar a língua, ou a fazer contas, ou de modo mais implícito, como quando se observa alguém comprando algo, e a pessoa que observou a compra, busca comprar a mesma coisa.
    Embora seja mais comum analisar comportamentos operantes, é possível existir práticas que sejam comportamentos reflexos, desde que sejam condicionados.Assim, uma determinada cultura pode ensinar aos indivíduos a ter reações fisiológicas como, aumento da ansiedade frente a grupos, contando histórias sobre torturas praticadas por esses grupos ou qualquer tipo de perseguição, essas histórias nem sempre são verdadeiras, mesmo para o indivíduo que as houve, e mesmo assim ocorrer o condicionamento.A repetição e manutenção desses comportamentos significa a adoção de comportamentos com características similares, funcionalmente ou topograficamente.
 Resumindo as principais características das práticas culturais: 
  1. São principalmente Operantes
  2. São comportamentos similares(funcionalmente ou não)
  3. Se propagam por processos de aprendizagem social
    Vale lembrar que boa parte das práticas culturais se instituem pela imitação.Desde cedo sabemos imitar e aprendemos muito dos nossos repertórios pela imitação.Na infância, as crianças aprendem muitos dos seus comportamentos com os pais, responsáveis e outros adultos.O vídeo a seguir, é de uma propaganda para conscientização e ilustra muito bem esse tipo de imitação:

Crianças Vêem, Crianças Fazem

Para saber mais:

Sampaio, A.; Pie Abib Andery, M.. Comportamento Social, Produção Agregada e Prática Cultural: Uma Análise Comportamental de Fenômenos Sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, América do Norte, 2611 05 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...