Outros reflexos que costumam acompanhar são o disparo do coração, suor nas mãos e outras reações típicas da ansiedade, lembrando que a ansiedade não apresenta apenas quando temos a expectativa de que algo não queremos que aconteça, mas também quando temos a expectativa por algo que seja um grande reforço positivo.
Além disso, nossa percepção fica mais voltada para a pessoa amada. Deixamos de discriminar o que acontece à nossa volta com a mesma precisão, quando estamos na presença da pessoa, mas passamos a discriminar com maior precisão as reações emocionais dela(muito embora, isso não venha sempre acompanhado da percepção do conteúdo do que a pessoa possa estar falando.).Por isso se diz que quando estamos com alguém parece que o mundo em volta some.
As operações estabelecedoras ou motivacionais tem um papel importante no amor.A privação do contato com a pessoa nos faz lembrar dela o tempo todo e também faz com que a “vejamos” em todos, e quando chegamos perto , percebemos que na verdade era outra pessoa. Também queremos ligar para ela para saber como foi o dia ou apenas para ouvir sua voz.Esses estímulos, a voz e a imagem, acabam sendo condicionados por acompanharem momentos felizes e de carinho, que são fortes reforçadores positivos.
Desejo a todos um bom Dias dos namorados, e deixo-os com essa música sobre o amor:
Para saber mais:
SKINNER, B.F. O LUGAR DO SENTIMENTO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Gostei do texto! Mas sou mais romântica que meros reflexos.. hahaha
ResponderExcluirVocê e a Camila são o casal mais lindo que eu conheço! Adoro vocês!!
ahm... mas não são só reflexos, tem operantes também !!
ResponderExcluir