Google Translator

sábado, 11 de junho de 2011

Amor Romântico e Análise do Comportamento

    Em homenagem ao dia dos namorados que será amanhã, resolvi fazer esse texto que trata da perspectiva comportamental sobre o amor.O amor, como todo sentimento, é um comportamento de alguém.Esse comportamento se caracteriza por uma relação do organismo com o meio, dado que não existe nenhuma mudança orgânica que defina o comportamento de amar.Apesar de ele ser definível a partir da relação que temos com nosso ambiente( lembrando que outras pessoas podem fazer parte do nosso ambiente também) existem muitos comportamentos típicos no amor, como por exemplo sentir “borboletas no estômago”.Essa trata-se de uma reação reflexa a aproximação com uma pessoa desejada.
Outros reflexos que costumam acompanhar são o disparo do coração, suor nas mãos e outras reações típicas da ansiedade, lembrando que a ansiedade não apresenta apenas quando temos a expectativa de que algo não queremos que aconteça, mas também quando temos a expectativa por algo que seja um grande reforço positivo.
    Além disso, nossa percepção fica mais voltada para a pessoa amada. Deixamos de discriminar o que acontece à nossa volta com a mesma precisão, quando estamos na presença da pessoa, mas passamos a discriminar com maior precisão as reações emocionais dela(muito embora, isso não venha sempre acompanhado da percepção do conteúdo do que a pessoa possa estar falando.).Por isso se diz que quando estamos com alguém parece que o mundo em volta some.
    As operações estabelecedoras ou motivacionais tem um papel importante no amor.A privação do contato com a pessoa nos faz lembrar dela o tempo todo e também faz com que a “vejamos” em todos, e quando chegamos perto , percebemos que na verdade era outra pessoa. Também queremos ligar para ela para saber como foi o dia ou apenas para ouvir sua voz.Esses estímulos, a voz e a imagem, acabam sendo condicionados por acompanharem momentos felizes e de carinho, que são fortes reforçadores positivos.
Desejo a todos um bom Dias dos namorados, e deixo-os com essa música sobre o amor:




Para saber mais:


2 comentários:

  1. Gostei do texto! Mas sou mais romântica que meros reflexos.. hahaha
    Você e a Camila são o casal mais lindo que eu conheço! Adoro vocês!!

    ResponderExcluir
  2. ahm... mas não são só reflexos, tem operantes também !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...