Google Translator

sábado, 4 de setembro de 2010

O que é Isto, o Comportamento?

2 - Grupos sociais e Sentidos   

    No texto anterior, falei de vários sentidos que a palavra comportamento pode ter. Nesse queria aprofundar mais a questão organizando os diversos sentidos da palavra em quatro grupos de sentidos:

  • Os sentidos usados pela Análise Comportamental.
  • Os sentidos usados por outras linhas da psicologia
  • Os sentidos usados por outros profisionais 
  • Os sentidos usados pelo senso comun
A organização foi dada desta forma para explicitar a diferença nos sentidos que o termo comportamento tem para diversos grupos sociais, apesar de que alguns grupos, por vezes, adotam sentidos iguais ou muito semelhantes. Essa diferença dos sentidos pelos grupos reflete não só uma forma de interagir entre os membros, mas uma forma de interagir dos membros e do grupo em relação a outros grupos ou o meio no qual se situam.
   Dito isto, prossigo colocando que em cada grupo de sentidos desses pode se pensar em sentidos que são próprios do grupo e sentidos percebidos pelos membros do grupo. No último caso será impossível rastrear os sentidos usados por todos os membros que representam esses grupos, mas é possível enumerar alguns principais, acredito que eles se encontrariam nos sentidos usados pelo senso comum. No caso dos sentidos abordados pelos grupos, eu diria que eles se dão a partir de modos de funcionamento que caracterizam esse grupo. Por exemplo, no caso de outras linhas da psicologia, comportamento vai ser um conceito tomado de acordo com suas pesquisas, inclinações filosóficas, políticas, atuações profissionais etc.
    Depois de todas essas considerações, penso que seja importante, para fornecer uma análise interessante sobre essa questão dos sentidos, também explicitar algumas contingências (condições) que estão relacionadas a esses grupos. Essas contingências são de ordem econômica, histórica, legal, política, ética e outras, sendo possível agrupá-las em contingências sociais e contingências não-sociais. Os eventos não-sociais são aproximadamente os mesmos para os diversos grupos e não existe uma diferença consistente e duradoura desses eventos, embora, para uma análise detalhada eles possam ser importantes. Quanto às contingências sociais, pode se pensar a partir das relações entre os próprios grupos ou a partir das relações com outros grupos e pessoas.
    Nos próximos textos tentarei tratar do significado de comportamento para cada um desses grupos e contingências relacionadas, espero que tenham gostado do texto da mesma forma que eu gostei de fazê-lo.

Um comentário:

  1. Gostei muito de visitar seu blog!
    Parabens pelas postagens criativas e inteligentes!
    Vou acompanha-lo regularmente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...