Google Translator

domingo, 31 de outubro de 2010

A doutrina das diferenças e conservadorismo Social.

Esse texto tratará de da doutrina das diferenças e de suas relações com o conservadorismo Social .Com doutrina das diferenças, quero dizer, a perspectiva de supervalorização das diferenças do sujeito em relação a outros sujeitos.Um sujeito não é apenas suas diferenças em relação a outros sujeitos, mas também suas igualdades, ou seja , um sujeito tem características iguais e diferentes a outros sujeitos, tanto em relação a todos os outros sujeitos quanto em relação a alguns sujeitos.Apesar disso, nas universidades e em outros meios, esquece-se a importância de se entender as características que os sujeitos compartilham entre si.



Exemplos dessa supervalorização das diferenças estão em frases como: "O importante é ser você mesmo ao invés de seguir o que os outros falam", "você tem que pensar por você mesmo ao invés de seguir o que os outros falam ", como se fosse proibido de ter a mesma opinião ou concordar com outros.Essa proibição é tão evidente, que você se sente obrigado a ser diferente, a ser criativo, a ser inovador e nunca concordar com outros.Não nego que seja importante uma reflexão dos indivíduos, nem que possa ser interessante ser diferente ou criativo, mas o que coloco é que a diferença não tem nenhuma necessidade de ser positiva e que não existe nenhuma justificativa para isso.

Se ser criativo ou diferente pode ser bom ou ruim, então não tem por que acreditar que ele bom em todos os casos.Na verdade, a própria criatividade é concebida de forma um tanto quanto valorativa.Ela é vista como a produção de algo diferente, seja esse algo uma idéia, uma tecnologia ou qualquer outra coisa.Mas ... o nazismo foi algo criativo em sua época ? A resposta parece ser sim, pois de alguma forma Hitler e seu partido conjugou uma ideologia com as necessidades e idéias da Alemanha de sua época subindo e se mantendo no poder, mas acho difícil conceber o nazismo como algo que , no geral, tenha sido bom.Outro exemplo, são os mecanismos políticos inovadores de dominação de alguns países sobre os outros.

"A união faz a força" e a discordância a desfaz  
Quais seriam os interesses de se promover a doutrinação da diferença?Bem, um deles poderia ser a desarticulação de movimentos sociais .Nessa direção , pode-se ver que ao sempre se enfocar( e de valorizar quem adota esse enfoque) as diferenças e distinção entre sua perspectiva das perspectivas de um determinado grupo, você é incentivado a discordar e de supervalorizar essa discordância.Isto o afasta do movimento social que você poderia aderir e participar.Desta forma, essa ideologia inibe a formação de movimentos sociais, pois o mais importante é discordar e ser diferente, do que promover valores que você compartilha com outras pessoas.

Outro exemplo bastante característico desta perspectiva é a idéia de que você só é quem é por suas diferenças.Em outras palavras, a sua essência, no sentido mais metafísico do termo, é a diferença.Desta forma, implicitamente ,ignora-se que você também é o que você tem de comum com outras pessoas , animais ou coisas do mundo, promovendo uma alienação do indivíduo em relação ao que ele tem de comum com outras pessoas e seus pontos de concordância.


Esta perspectiva também promove a intolerância,seja da forma mais explícita, como quando alguém discorda de você , e se pensa que esta pessoa tem uma personalidade forte ,decidida ou única( sempre com conotações positivas e reforçadoras), ou da forma mais sutil, em que a pessoa , de forma ignorante,coloca que algo é a sua opinião(opinião desta pessoa ou opinião de seu interlocutor) , deixando claro que nenhum argumento vai mudá-la.Esta ideologia, então, é conservadora por promover a conservação das diferenças entre os indivíduos e a chamo de social por me referir às relações entre as pessoas.
Temos nossas diferenças, mas o que nos torna seres humanos são nossas igualdades.

4 comentários:

  1. "a diferença não tem nenhuma necessidade de ser positiva e que não existe nenhuma justificativa para isso."
    essa frase deu a entender que vc é a favor de um mundo onde nao exista diferenças, em favor dos grupos. é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo,

    A idéia expressada nesse texto não é a de que o mundo não deva ter diferenças.A idéia, na verdade, é a de que a diferença , em si mesma, não é boa,nem ruim.Só enfatizei a falta de justificativa para tomar as diferenças como essencialmente boas, pois não é comum as pessoas defenderem que o bom é não ter diferenças.

    abraços e obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. De fato há uma valorização hoje em dia da criatividade e da diferenciação, principalmente no que se refere a um destaque competitivo , entretanto essa diferenciação é muitas vezes aparente, quase sempre essa demanda de ser diferente é em si cristalizada, congelada, comprada dentro de possibilidades nada inovadoras. "Seja Hippie, compre essa camisa florida, use esse chinelo,fume esse charuto, seja descolado, seja legal, seja extrovertido, seja comunista, compre um broche do che guevara. diga coisas legais, seja inovador, dê flores a sua namorada, surpreenda..." Acaba que no fundo não se prezam de fato as diferenças, pois todas elas já estão inseridas nos papéis sociais já estabelecidos. Em oposição à essa diferença padronizada e cultuada hoje em dia, existe também aquela diferença que incomoda, que a sociedade não consegue lidar, a diferença que é segregada na nossa cultura, os loucos vão para o hospício, os criminosos são trancafiados, as crianças diferentes vão para escolas especiais, ou tomam remédios para conter sua "exagerada movimentação" ...

    Embora sejam diferentes, suas diferenças são insuportáveis socialmente, o que demanda a segregação que se observa em todas as esferas. Acho que há os dois lados da moeda, se incentiva a diferença dentro de limites definidos, ao mesmo tempo em que há uma serialização e homogeinização das diferenças comportamentais através da punição e do isolamento, gerando uma igualdade comportamental através do controle (pra colocar em termos comportamentais :D).

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe,

    Voce tocou num ponto interessante sobre os esteriótipos e a questão do preconceito com certas diferenças,mas o que expus buscou um olhar um pouco diferente dessas questões.

    O que coloquei seria mais de como a sociedade atual nos impele a ser diferente.Muitas vezes também, tive receio de fazer algo por ser cliché e previsível, mesmo sendo algo que eu goste.Acho que da mesma forma que voce pode ser impelido a se encaixar no padrão, as vezes, voce é impelido a ser diferente e acho que isto pode ser tão ruim quanto ser forçado a seguir um padrão, dependendo do contexto.

    mas o comentário tá valendo :)

    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...