Google Translator

sábado, 13 de novembro de 2010

Los Horcones e outras Comunidades Walden II.

     Skinner, além de psicólogo e analista comportamental foi também um romancista. Ele escreveu Walden II, uma história sobre uma sociedade fictícia baseada em concepções comportamentais da década de 40. A história foi feita em 1948 e serve de inspiração para muitos behavioristas até hoje.Claro que essa inspiração é principalmente estética e não se toma o romance como um guia preciso para um sociedade melhor.O romance recebe o nome de Walden II por relatar a história de uma comunidade homônima e que, segundo o protagonista Frazier, foi baseada em Walden, uma comunidade fictícia descrita no livro do filósofo H. D. Thoreau que também tem como nome Walden :uma vida nos bosques.
     A história de Walden II é de uma sociedade em que se desenvolvem novas medidas baseadas em experimentação e coleta de dados. Os resultados expostos a seus membros permitem que cada um adquira conhecimento sobre a realidade de uma medida implementada. Esse é um ponto principal da sociedade e que , de certa maneira, já vem sendo adotada em diversos contextos, como a adoção de algumas medidas governamentais e em comunidades inspiradas no romance.
    Outros objetivos de Walden II seria evitar a aversividade e criar uma comunidade mais justa. Evitar a aversividade é dado por duas razões, a mais óbvia delas é de que a aversividade é algo que todo organismo quer evitar e que, portanto, torna a vida mais infeliz. A outra é a justificativa de que a punição exerce um controle pouco efetivo do comportamento. Esse controle seria pouco eficiente no sentido de que o controle aversivo só ocorre na presença do agente punitivo (normalmente, é necessário que alguém observe constantemente o comportamento a ser punido, para que haja punição), além disso, o aprendizado que ocorre durante a punição tende a retornar rapidamente, quando a punição é suspensa.
    A comunidade seria mais justa à medida que fornecesse reforços proporcionais aos benefícios sociais produzidos pelo indivíduo. Desta forma, não se daria espaço para se recompensar intensa e consistentemente indivíduos que contribuíssem pouco com a sociedade e nem de deixar de reforçar aqueles indivíduos que fazem muito pela mesma. Claro que a avaliação desse benefício social se daria justamente pelos dados das pesquisas
    Diversas comunidades foram inspiradas nesse romance, dentre elas a comunidade do Twin Oaks, a Walden house, a Lake Village, Sunflower House 11, East Wind e Los Horcones. A comunidade de Los Horcones é, possivelmente, a mais famosa das comunidades e uma das mais bem sucedidas no projeto. Los Horcones promovem diversas palestras, cursos e experimentos sociais em sua comunidade, ensinando muito sobre alternativas a forma como nossa sociedade, atualmente, se organiza. Ela, além de se basear em noções do livro Walden II, é incorpora também princípios comportamentais e de behaviorologia.Um princípio importante dessa comunidade é a Personocracia. Essa forma de política consiste em considerar a opinião de cada pessoa, ao invés da típica democracia que conta com apenas com a maioria para programar suas medidas.


Para conhecer mais sobre Los Horcones, veja o vídeo abaixo:



Para saber mais:

Site de Los Horcones:

Wikipédia sobre Walden II

A história de Walden II:

Artigo - Uma sociedade voltada para o futuro:

6 comentários:

  1. Muito bom esse post!
    Eu não conhecia esse lado de Skinner e os efeitos disso em nossa sociedade!
    Já encaminhei para as minhas colegas!

    Beijos!

    Álly (ally.meninalilas89@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Lambrando apenas que a editora ESETec lançou o livro do Ruben Ardila, Walden III (tradução feita pelo Kester Carrara). Para o povo que gosta de ler utopias, trata-se de um prato cheio.

    http://www.esetec.com.br/resposta_busca.asp
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8588303388&sid=891071799121021706222228360

    ResponderExcluir
  3. que bom que tenham gostado Ally.Esse é um lado um pouco desconhecido de Skinner também, mas bastante importante para quem quer tratar de questões sociais!

    ResponderExcluir
  4. O Blog tá show!!Trazendo conceitos e explicando..to aprendendo..rsrsrs
    Parab´nes

    Cristina

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia o livro e seu enfoque, mas não sabia que há comunidades fundamentadas em seus princípios.
    Achei o Post muito interessante! Faz pensar que é possível solidificar uma organização social a partir do Behaviorismo, mesmo que iniciando em comunidades específicas.
    Adorei a partilha! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...