Google Translator

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O poder da modelação: baby jesus

A modelação é um termo originado nas perspectivas comportamentais da psicologia para denominar o fenomeno do aprendizado pela imitação.Por alguns, é concebida como um processo altenativo de aprendizagem à aprendizagem por reforço.Para os Behavioristas Radicais, a imitação é um comportamento e a modelação é só mais uma forma de aprender por meio do reforço.A modelação não deve ser confundida com modelagem,pois enquanto a primeira envolve um determinado estímulo discriminativo (um modelo),a segunda não se define por ser antecedido pela apresentação deste estímulo.

O modelação é basicamente uma aprendizagem social, por envolver a imitação de um outro comportamento.Ela se iniciaria pela imitação de um determinado comportamento(que não seria aprendido ainda...) e se manteria através de diversos reforços, sociais ou não.


Se voce não acredita no poder da modelação, então veja esse vídeo





obs: Este post não busca expor qualquer aspecto negativo de qualquer religião específica.

2 comentários:

  1. muito bom o video hahaha, esse ai até os 30 vira santo ... realmente a imitação é uma ferramenta crucial em qualquer desenvolvimento de linguagem, a imitação permite o estabelecimento de códigos comuns que posteriormente se transformam em símbolos comunicativos, creio que sem essa capacidade não haveria sociedade.. Alguns teóricos acreditam inclusive que no desenvolvimento infantil a indentidade é criada ou elaborada a partir da alteridade, a noção do eu é limitada e definida a partir desses reforços sociais e históricos que selecionam a modelação singular que se forma, há imitação, porém única e singular em sua especificidade histórica, isso geraria a identidade diferenciada dos demais indivíduos... como se fosse um processo dialético histórico ontofilogenético ...

    ResponderExcluir
  2. sim , nenhuma imitação é identica ao imitado.Mas acho que poderia dizer que é semelhante ou até mesmo possui características iguais.Existe algo de interessante na imitação, de que para se imitar algo, voce deve reconhecê-lo, em algum sentido, como diferente de voce, pois imitar a si mesmo( a não se em uma situação diferente da qual voce se encontra no momento)não faz muito sentido.

    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...