Google Translator

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Psicologia, psicologias: velhos e novos olhares - Algumas considerações sobre o passado, o presente e o futuro da psicologia com ciência, profissão e ensino

A seguir coloco a indicação deste ótimo artigo que fala um pouco da Psicologia Brasileira e sua relação com  a Psicologia no exterior:

RESUMO

Em texto preparado para o Congresso Mundial de Psicologia (Beijing, China, 2004), a International Union of Psychological Science informou que havia aproximadamente meio milhão de psicólogos no mundo. Atuando em diversos contextos, vão longe os tempos em que a sua atuação, nos países desenvolvidos, se limitava às áreas clínica, educacional e organizacional. Nas últimas décadas os conhecimentos expandiram-se vertiginosamente, demandando contínua atualização. No Brasil, que hoje tem mais de uma centena de cursos, nos quais se formam mais de cinco mil psicólogos anualmente, é preocupante constatar que o que se ensina, aprende e pratica não parece refletir os altos padrões de qualidade, o estado atual da arte e a multiplicidade dos progressos ocorridos nas últimas décadas. Serão destacados alguns indicadores das limitações da Psicologia entre nós e algumas providências que precisam ser tomadas, para que os atuais e futuros psicólogos brasileiros tenham domínio dos conhecimentos e habilidades de que necessitam.

Para ler o texto completo, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...