Google Translator

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Objetividade e Democracia

 Olá leitores,

Esse texto pretende fazer relações entre objetividade e a democracia, explorando, suas semelhanças e diferenças, e como um pode ter influenciado no surgimento do outro.
Objetividade é considerada por Karl Popper como a capacidade de testagem intersubjetiva de uma teoria científica. O que significa ser uma testagem intersubjetiva? Bem , antes de responder a essa pergunta é interessante entender algumas concepções sobre a ciência que Popper traça. Uma delas é a idéia de as hipóteses e teorias devem ser falseáveis.Ser falseável não significa ser falso ou mesmo ser considerado falso por alguém que deseje que determinada teoria ou hipótese seja falso, mas que seja possível que seja considerado falso, se alguma experiência indicar isto.Com isso Popper  indica um critério de distinção entre ciência e outras formas de conhecimento, além de propor um princípio metodológico geral para a ciência, atrelando-a a experiência.Além disso, resolve, parcialmente, o problema da indução.
            Explorando mais a falseabilidade, ela se caracterizaria como parte do método hipotético-dedutivo.Este método consiste em:

Traçar uma hipótese;
Deduzir, logicamente, um julgamento sobre o mundo;
A partir desse julgamento, elabora-se um experimento que será de acordo com a este julgamento ou desconfirmará o mesmo.

A testagem intersubjetiva então é a capacidade do método hipotético-dedutivo ser utilizável por todos os cientistas.Nesse conceito de objetividade também está incluso a idéia de ser possível discutir os resultados dos experimentos e de compará-los, para analisar, discutir, concordar ou discordar das teorias e hipóteses científicas. A democracia tem objetivos bastante semelhantes.
A palavra democracia é formado de demos = Povo – kratos = poder, indicando o poder pelo povo.Esse poder é o poder de decidir entre políticas direta ou indiretamente.A forma indireta seria elegendo pessoas que decidiriam sobre as questões políticas e a forma direta consiste na votação a favor ou contra de medidas políticas.Nesse sentido é possível defender ou adotar diversas posições em relação a medidas políticas ou formas de governo, discutindo , discordando ou concordado dessas posições políticas.
A testagem intersubjetiva se afigura como uma espécie de versão democrática de adoção ou não de teorias científicas.Embora essa seja uma forte semelhança entre as duas posições, objetividade não é política, ela não determina ou prescreve uma forma de governo.Ela é simplesmente uma qualidade desejável a teorias científicas e não torna as próprias teorias como posições políticas.Assim sendo, cientistas socialistas  não fazem ciência socialista, até por que, se fosse assim, boa parte da reflexologia(campo de estudo dos reflexos) não seria adotado por diversos países democráticos, visto suas origens com Ivan Pavlov,que passou por regimes czaristas e socialistas durante a vida.Outros exemplos podem ser encontrados, como  a física atômica sendo estudada por cientistas de países socialistas e democráticos e outros.
A objetividade, embora considerado por alguns como uma condição não essencial à ciência, é certamente uma condição muito importante, pois ela permite uma constante reformulação e progresso da ciência, pois complexifica as teorias para refletir aspectos da realidade não contemplados em teorias anteriores.
Cientistas do LHC:
Quando cientistas trabalham em conjunto, todos ganham

Para saber mais:

Artigos sobre Popper:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...