Google Translator

sábado, 13 de agosto de 2011

Fortes Valores, influência fraca

Os valores humanos são pontos centrais de discussão na psicologia. O que alguém considera como bom ou belo e a justificativa para estes valores, assim como o processo que deu origem aos valores tem preocupado os cientistas por décadas, mas pelo menos um ponto tem sido negligenciado, que é a discriminação entre os comportamentos que são observados sinais da adoção de um valor e o comportamento de seguir esse valor.

Em relação aos comportamentos durante a expressão da adoção de um valor, podemos observar diversos reflexos ou operantes, dependendo do contexto em que se encontra o organismo, incluindo emoções, pensamentos etc. Por exemplo, se alguém fala que algum valor de uma pessoa é falso, errado ou ridículo, a pessoa que adota tal valor possivelmente vai ficar com raiva ou vergonha e isso irá transparecer em comportamentos reflexos e operantes, que podem incluir até uma resposta ríspida em relação à outra pessoa que criticou seus valores. Isso tudo, parece indicar uma forte adoção de certos valores. Pode-se ter, também, um indicativo de quais valores que uma pessoa adota conversando sobre determinado assunto.

Seguir valores é como uma longa escalada e 
não um como se voce chegar ao topo em um salto
A adoção de valores por uma pessoa, tal como descrito aqui, não leva a conclusão de que esta segue esses valores, muito embora seja de costume considerar como idêntico expressar valores e agir de acordo com eles. Valores são entendidos como regras, que foram adotadas e que são mais ou menos influentes na vida de uma pessoa. Um exemplo desta distinção ocorre com algumas pessoas viciadas em algum tipo de droga. Nesses casos é comum a pessoa usar drogas e sentir-se envergonhada depois ou expressar o quanto desaprova o uso da substância, embora considerar o uso da droga ruim não seja muito decisivo para que ela pare de usar.

Valores adotados sofrem efeito do tempo. O efeito de um valor não é instantâneo, ou seja, ao se adotar um valor, mesmo sendo ‘forte’(indicando emoções intensas ao expressá-lo), de início o valor pode não controlar muito intensamente os comportamentos da pessoa que o adotou ou não controla de forma uma ampla gama de comportamentos. Por exemplo,quando uma pessoa começa a pensar que o conhecimento é muito bom para a sociedade e ele próprio, ele pode não procurar de início formas de adquirir conhecimento ou mesmo ainda não pensou em novas formas que estão bem diante dele, como a internet, blogs ou comunidades virtuais. Só depois de um tempo, após ter adotado este o conhecimento como algo bom(regra) é que esta pessoa pode começar a procurar e pensar em novas formas de adquirir conhecimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...