Google Translator

domingo, 26 de setembro de 2010

O que é isto, o comportamento ?

3 - Behaviorismo e suas influências
Olá leitores !

    Esse é mais um texto da série O que é isto o Comportamento? e nele pretendo que pensemos um pouco sobre o que é o comportamento para o comportamentalista. Este texto não pretende definir inequivocamente o conceito de comportamento para o comportamentalista e muito menos explorar todos os pontos que são importantes de serem explorados, mas apenas explorar o que é o comportamento, para um comportamentalista.
    Retomando a idéia de que cada um dos grupos tomados no último texto da série de que cada grupo usa o termo 'comportamento' com um significado diferente, ou seja, cada grupo usa o termo em contextos diferentes e com diferentes funções, façamos a seguinte pergunta, em que contextos e com que funções o comportamentalista usa o termo 'comportamento'?Vejamos alguns elementos que são característicos da perspectiva comportamentalista e que podem indicar os contextos nos quais o behaviorista se encontra e a forma como ele interage com esses contextos.
    Um primeiro ponto é que a perspectiva comportamental tem como objetivo estudar o comportamento. Num primeiro momento, isso se apresenta como uma perspectiva da psicologia e posteriormente se expande a outras áreas como a biologia, sociologia e diversos outros. Comportamento é tomado, então, como algo que pode ser aplicado para qualquer objeto de conhecimento científico, então existe o comportamento dos materiais, comportamento dos líquidos, comportamento das reações químicas, comportamento dos grupos sociais, comportamento das pessoas... O título do famoso livro de Skinner, chamado “O comportamento dos Organismos” aponta muito bem que o comportamento pode não ser de pessoas ou até mesmo não ser de organismos. Estudos atuais feitos por Sigrid S. Glenn, Dick Malott e outros no exterior e por autores brasileiros como Todorov, Ângelo A.S Sampaio, Kester Carrara entre outros abordam o comportamento social. Estes só são alguns exemplos da diversidade de contextos e objetos que o termo 'comportamento' pode designar.
    Outra questão que às vezes permeia o imaginário é de que o comportamento estudado pelo comportamentalista deve ser publicamente observável. Bem, o comportamento deve ser observável pelo menos para uma pessoa e neste caso ele é chamado de evento privado. Aqui entra-se num ponto delicado, pois se por um lado o comportamento designa algo que pode ser estudado cientificamente, por outro ele não precisa ser público, como sair desse impasse?Existem duas coisas que devemos levar em conta. Um que, para um comportamentalista, não é necessário que haja consenso para se adotar algo como um conhecimento científico, por exemplo, a noção de que a Terra era redonda numa época em que acreditava-se que a Terra era plana, não era menos científico por ter poucas pessoas que acreditavam nela. Outra é que os eventos privados, apesar de serem privados agora, podem se tornar públicos posteriormente através de algum método.
    Ok, vocês podem estar se perguntando então o que é o comportamento, para o comportamentalista, pois até então coloquei algumas coisas que ele pode ser e algumas coisas que ele não pode ser , mas não características próprias do comportamento. O comportamentalismo sofre influência de 3 correntes de pensamento, o darwinismo, o funcionalismo e o pragmatismo. A primeira corrente, influenciou ao se adotar o selecionismo como parte da explicação do comportamento. Assim, o comportamento, sendo operante ou respondente, ele seria selecionado ao longo de uma história, o respondente é selecionado pela história filogenética, exclusivamente, e o operante por uma história ontogenética e filogenética. A segunda corrente, o funcionalismo, entende que a psicologia deveria se ocupar do funcionamento do ser humano, com que função o homem tem certos elementos psíquicos e como ele pode funcionar internamente, também está nesta visão a perspectiva de função matemática, em que a psique obedece a funções matemáticas em relação ao ambiente. O pragmatismo toma como importante investigar como as questões filosóficas estão relacionadas na prática. Faz questões do tipo, como seria o mundo caso um determinado pensamento seria verdadeiro ou ainda qual a utilidade de se adotar uma concepção. Utilidade aqui não toma um valor moral como bom ou mau, necessariamente, mas apenas significa qual o efeito que algo tem ao existir.
    Então o termo 'comportamento' sofre o efeito dessas três influencias. O comportamento é uma forma de funcionar do ser humano ou surge em função de algo do ambiente. O comportamento é selecionado através da história filogenética ou ontogenética, pelos efeitos que produz. O comportamento é analisado a partir dos efeitos que eles produzem e assim se pode pensar o que é o comportamento de dançar, cantar, se emocionar, ficar triste, saber algo, não saber algo etc. Por exemplo, quais os efeitos do comportamento de dançar, que o definem? Mexer partes do corpo buscando acompanhar um ritmo. E de se emocionar? Produzir efeitos fisiológicos e mudar a forma de agir no mundo. E de saber algo? Agir de uma determinada maneira em um dado contexto, como ao se perguntar quanto é 2 + 2 a pessoa responda 4 !Todos esses comportamentos são controlados por conseqüências, como receber afetos ou favores no futuro, ser estimulado sexualmente, receber alimento, estar confortável ou fugir de algo incômodo(aversivo) ou até mesmo perceber que fez bem a alguém !!     
    Comportamento, para o behaviorista, então pode ser entendido como uma forma de agir de organismos ou grupos de organismos que envolvem um funcionamento, que são identificados por efeitos que eles produzem no mundo e que são selecionados por efeitos que ,não necessariamente, identifica esses comportamentos!


Para saber mais:



Grupo Análise do Comportamento e Cultura PUC-SP:

http://accultura.wordpress.com/textos/

Site do famoso João Cláudio Todorov:


https://sites.google.com/site/jctodorov/

Site do Dick Mallot: 



http://dickmalott.com/home/

Site de Sigrid Glenn

http://sigridglenn.org/

artigos:

Da Aplysia à Constituição: Evolução de Conceitos na Análise do Comportamento

http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n2/22467.pdf

Análise Experimental do Comportamento e Sociedade: Um Novo Foco de Estudo


http://www.scielo.br/pdf/prc/v17n1/22302.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...